• Carregando...

Platypus é o nome em inglês de um animal que ninguém sabe bem como foi criado pela natureza: tem bico de pato, patas que parecem de morcego, o corpo recoberto por pêlos, é mamífero mas bota ovos. Ou seja, o bizarro ornitorrinco é um grande ponto de interrogação. Não à toa, assim deverá ser batizada, nos bastidores, a mais nova ferramenta do império Google. Platypus é o codinome do Gdrive, disco virtual que, já se comenta, dará mundos e fundos para armazenamento pessoal de arquivos.

Dentre as principais funções do Platypus estarão a capacidade de sincronização do serviço com diferentes equipamentos – PDAs, desktops, laptops e celulares, mesmo que eles rodem sistemas operacionais diferentes; uso de uma ferramenta de colaboração (vários usuários poderão pegar o mesmo arquivo e editá-lo, com a permissão do dono da conta, claro). Por último, mas não menos importante: ele servirá como backup de arquivos importantes. Queimou o HD de casa ou o do notebook? Sem problemas: eles estarão sãos e salvos online, dentro do Platypus.

O Google, claro, não é o primeiro a oferecer um serviço de backup. Discos virtuais existem desde que a internet nasceu. Com o tempo, eles foram ganhando turbinadas na qualidade e, sobretudo, no espaço para armazenamento de arquivos pessoais. Provedores como Terra e UOL já têm bons serviço de hospedagem de arquivos há muitos anos. No caso do Terra, são 100 MB para gastar; no do UOL, o espaço é de 80 e 150 MB, dependendo do plano de assinatura.

Boas ferramentas já à disposição são o gratuito Briefcase, do Yahoo!; o Filesanywhere (www.files anywhere.com); o Xdrive (www.xdrive.com); o Foldershare (www.foldershare.com), entre outros. "Ainda há muita gente que não tem conhecimento dos serviços de disco virtual e não faz uso efetivo da facilidade. Mas hoje o ambiente na internet é outro e o momento é de maior capacidade de banda. Fazer upload de um arquivo para a internet não é mais tão difícil", diz Marcus Vinícius Pinheiro, diretor de marketing massivo da Embratel, dona do Click21, que está em fase final de testes de seu serviço de disco virtual.

Cópia segura

Como as mídias tradicionais – CD, DVD, disquete, zipdrive, pendrive – têm problemas de desgaste e/ou podem sofrer acidentes, vale a pena manter uma cópia de segurança na web. Uma boa forma de começar a organizar seus arquivos é juntá-los em um local que não discrimine suas extensões, onde seja possível salvar arquivos de texto ou imagens em qualquer formato (GIF, BMP, DOC, PPT, XLS, MP3, Real Media, WAV, AIFF, HTML, dentre outras).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]