• Carregando...

BC vê Brasil crescendo menos neste ano

O Banco Central reduziu sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2014 a 0,2%, ante 0,7%, ao mesmo tempo em que piorou sua visão sobre a inflação neste e no próximo ano, ainda mais próxima do teto da meta oficial. Segundo o Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta terça-feira.

Na sua publicação mais importante, o BC ainda traçou o cenário para o ano que vem. A previsão de crescimento até o terceiro trimestre de 2015 é de 0,6%. Já a estimativa para a inflação do ano que vem passou de 5,8% para 6,1%.

Tanto para este ano quanto para o ano que vem, a meta do Banco Central é fazer com que a inflação fique em 4,5%. Há, entretanto, uma margem de tolerância de 2 pontos percentuais. É nessa banda que o IPCA esteve acomodado nos últimos anos. Em alguns momentos – como o atual – chegou a romper o teto de 6,5%. No acumulado nos últimos 12 meses, por exemplo, o índice está em 6,56%.

Para tentar empurrar novamente a inflação para a meta, o BC teria de sacrificar ainda mais o crescimento do país ao subir a taxa básica (Selic), que já está em 11,75% ao ano. Esse é o principal instrumento do BC para controlar a inflação.

A inflação no Brasil vai atingir 6,4% em 2014 - último ano do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff . A projeção foi feita pelo Banco Central (BC) no Relatório Trimestral de Inflação divulgado na manhã desta terça-feira (23). O valor está próximo do teto da meta de inflação, que varia de 2,5% (mínimo) a 6,5% (máximo).

A nova estimativa para o cenário de referência traçado pelo BC é maior do que os 6,3% projetados em setembro. Se confirmada a projeção, nos quatro anos do governo Dilma, o IPCA se manteve em patamares elevados, mais próximos do teto da meta. Em 2011, a inflação fechou em 6,50%. Em 2012, o IPCA recuou para 5,84% e voltou a subir para 5,91% no ano passado.

No cenário de mercado, que leva em consideração a trajetória para a taxa Selic e o câmbio desenhada pelos analistas do mercado financeiro, o IPCA vai fechar o ano também em 6,4%. A projeção anterior era de 6,3%.

2015

Para o próximo ano, o BC projeta que um IPCA de 6,1%. O valor é maior do que os 5,8% projetados no final de setembro, antes de o Comitê de Política Monetária (Copom) retomar o processo de alta da taxa Selic em doses mais fortes, depois das eleições presidenciais. A projeção leva em conta o cenário de referência que serve de base para as decisões do Copom. De acordo com novas projeções, o IPCA vai fechar 2016 em 5%.

Para o cenário de mercado, o IPCA fechará 2015 em 6%. A estimativa anterior para o cenário de mercado era de 6,1%. Para 2016, o BC projeta que o IPCA ficará em 4,9% no cenário de mercado

Preços administrados

O Banco Central projeta que a variação do conjunto dos preços administrados por contrato e monitorados, tanto no cenário de mercado quanto no de referência, é de 5,3% para 2014. Nos últimos dois relatórios, essa previsão era de 5% nos dois cenários.

O expectativa de alta, explica o documento do BC, considera variações ocorridas até novembro nos preços da gasolina (2,3%) e do gás de bujão (4,3%), bem como as hipóteses, para o acumulado de 2014, de recuo de 6,4% nas tarifas de telefonia fixa e de aumento de 18,2% nos preços da eletricidade.

No relatório anterior de setembro, o BC previa aumento de 0,2% para a gasolina até agosto e de 0,3% para o gás de bujão. Também previa, na época, que para o acumulado de 2014 haveria um recuo de 6,3% nas tarifas de telefonia fixa e um aumento de 16,8% nos preços da eletricidade.

A autoridade monetária também revisou a previsão de reajuste dos preços administrados para os próximos dois anos. Em ambos os cenários, a projeção de reajustes dos itens administrados por contrato e monitorados em 2015 subiu de 6,0% no último relatório em setembro para 6,2% agora. O BC leva em conta hipóteses de aumento de 0,6% nas tarifas de telefonia fixa e de 17% nas tarifas de eletricidade. Para 2016, passou de 4,9% para 5,2%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]