• Carregando...

O Banco Central (BC) elevou de 6,9% para 11,2% a projeção para o reajuste do gás de botijão neste ano, segundo a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta quinta-feira (29). Já a projeção para o reajuste da eletricidade em 2009 caiu de 5,4% para 4,8% e o de telefonia fixa passou de 1,1% para 0,3%.

Ficaram inalteradas as projeções para 2009 de reajuste zero para a gasolina e de alta de 4,5% para o conjunto dos preços administrados. Para 2010, o BC reduziu de 4,3% para 4% a previsão para os preços administrados.

Ociosidade

O Copom avalia que a ociosidade dos meios de produção, como as fábricas, persistirá e não deve ser eliminada rapidamente, mesmo com o aumento da demanda no mercado interno. A avaliação é muito semelhante ao prognóstico feito na ata de setembro.

Apesar dessa avaliação de que há espaço para a produção crescer, os diretores da autoridade monetária consideram que a acomodação da demanda, motivada pelo aperto das condições financeiras e pela deterioração da confiança dos agentes, bem como pela contração da economia global, poderia estar sendo superada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]