• Carregando...

O Banco Central (BC) prorrogou até o fim do ano que vem uma medida tomada no auge da crise de 2008 que coloca mais dinheiro em circulação. A autoridade monetária permitiu que bancos com exposição cambial (aplicações em títulos estrangeiros, por exemplo) de até 2% de seu patrimônio fiquem isentos da obrigatoriedade de ter em caixa de 40% a 100% desse dinheiro até o fim do ano que vem.

A norma expirava no fim deste mês. Antes da mudança da regra há quatro anos, o BC obrigava os bancos manterem em caixa 100% da sua exposição cambial. Se a regra não fosse renovada, todas as instituições financeiras seriam obrigadas a guardar um percentual desses recursos no caixa: o que retiraria dinheiro de circulação num momento em que o governo quer estimular a atividade economica por causa da crise financeira internacional. No entanto, o BC se recusou a informar o montante liberado com a manutenção da norma.

De acordo com um comunicado divulgado pela autarquia, a extensão do prazo de vigência da medida permitirá ao Banco Central "reavaliar a metodologia padronizada de requerimento de capital para exposições cambiais, buscando adequá-la a uma nova situação, caracterizada pela crescente exposição a moedas de países emergentes".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]