O Banco Central Europeu (BCE) disse nesta segunda-feira que concluiu a compra de 22 bilhões de euros em bônus na semana passada, o maior valor semanal desde que o banco começou a comprar bônus de governos da zona do euro no mercado secundário, em maio de 2010. Na semana passada o banco recomeçou as compras, após 19 semanas de inatividade.

CARREGANDO :)

Como leva alguns dias para a compra de bônus ser concluída, é provável que o BCE tenha adquirido um volume maior na semana passada do que os números divulgados nesta segunda-feira indicam. Mais cedo, analistas do Barclays Capital afirmaram que o balanço deveria ficar entre 22 bilhões de euros e 25 bilhões de euros, mas que a compra real deve totalizar 30 bilhões de euros.

Embora o BCE não dê detalhes sobre os bônus comprados, é provável que boa parte tenha sido em títulos dos governos de Espanha e Itália. As compras do banco central ajudaram a diminuir os custos de empréstimos para esses dois países em cerca de 130 pontos-base na semana passada.

Publicidade

Devido às novas aquisições, o volume total adquirido pelo programa de compra de bônus do BCE subiu para 96 bilhões de euros, segundo dados do próprio banco. Como de costume, o BCE vai tentar absorver uma quantidade equivalente do mercado monetário, em um leilão de depósitos de uma semana que será realizado amanhã. As informações são da Dow Jones.

Veja também
  • Itália e França não precisarão de resgate, diz Rehn
  • Itália pode enfrentar greve geral
  • França e Alemanha estudam medidas para controlar crise
  • Grã-Bretanha e Itália pressionam por maior união fiscal na UE
  • Merkel e Sarkozy discutem na terça cooperação
  • Banco Mundial alerta para nova zona de perigo