i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
ZONA DO EURO

BCE prevê retração da zona do euro em até 3,2% em 2009

  • PorAgência Estado
  • 05/03/2009 08:34

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet alertou hoje que a demanda doméstica e global cairão este ano, mas devem se recuperar gradualmente depois disso.

Com base nessa avaliação, o BCE reduziu drasticamente as projeções econômicas para 2009 e 2010. Para este ano, o BCE projeta contração entre 2 2% e 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro (16 países europeus que compartilham a moeda), com ponto central em queda de 2,7%.

Em 2010, o PIB deve variar entre declínio de 0,7% e expansão de 0,7%, o que indica ponto central de estagnação. No fim do ano passado, os membros do BCE projetavam contração de 0,5% em 2009 e crescimento de cerca de 1% em 2010.

"A recuperação gradual projetada para 2010 reflete os efeitos dos estímulos macroeconômicos substanciais em andamento, bem como as extensas medidas de política que foram introduzidas para restabelecer o funcionamento do sistema financeiro, dentro e fora da zona do euro", afirmou Trichet, em comunicado.

Inflação

Trichet afirmou hoje que a inflação provavelmente ficará abaixo de 2,0% este ano e no próximo. Esta é a primeira vez em que o BCE indica que a inflação ficará abaixo da meta para 18 meses, sugerindo que mais cortes de juro poderão ocorrer.

O BCE decidiu hoje cortar a taxa básica de juro em 0,50 ponto porcentual, para 1,5%. As informações são da Dow Jones.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.