• Carregando...
David Muffato, Guliano Losacco e Cacá Bueno: os três já foram campeões da Stock Car e este ano correm em equipes patrocinadas por bebidas energéticas | Divulgação
David Muffato, Guliano Losacco e Cacá Bueno: os três já foram campeões da Stock Car e este ano correm em equipes patrocinadas por bebidas energéticas| Foto: Divulgação

Quando os carros da Stock Car entrarem na pista do autódromo de Pinhais neste fim de semana, o espectador não vai assistir apenas a uma disputa entre máquinas e pilotos, mas também uma batalha de marcas. Depois de um longo período no qual os maiores patrocínios eram de empresas farmacêuticas, a categoria se transforma este ano em uma vitrine para as fabricantes de bebidas energéticas.

Dos quatro campeões em atividade nesta temporada, três correm com o apoio de energéticos: o tricampeão Cacá Bueno estampa a marca Red Bull, Giuliano Losacco, bicampeão, corre com a Flash Power e David Muffato, com a TNT. As indústrias farmacêuticas, que chegaram a ter oito marcas na Stock Car, hoje têm apenas duas (Eurofarma e Medley). "A Stock Car é uma das categorias de maior visibilidade no cenário automobilístico nacional. E é um esporte de alta competitividade e desempenho, o que nos permite uma excelente associação com a marca e o perfil do produto", diz Douglas Costa, gerente de marketing do Grupo Petrópolis, dono da TNT.

Ao longo de 2010, a empresa vai investir no automobilismo cerca de 20% do seu orçamento de marketing, estimado em R$ 60 milhões. Deste total, perto de R$ 5 milhões serão destinados à Stock Car – sem contabilizar as cotas de patrocínio da transmissão das provas na Rede Globo. Até o ano passado, a Petrópolis investia na categoria com a marca de cerveja Itaipava. "Com o aumento dos nossos investimentos em automobilismo, decidimos introduzir também a TNT", diz Costa. "O retorno esperado é sempre em termos de visibilidade e apoio na construção da imagem da marca."

A marca Flash Power também é novata na Stock Car. A equipe que leva o nome da bebida corre este ano com apenas um carro, e recebe investimento estimado em cerca de R$ 1,5 milhão. Mas a expectativa, segundo o empresário Alejandro Sanchez, dono da Alflash, é de um segundo carro já na próxima temporada. "Entramos para ficar. Que­remos aproveitar a grande exposição da categoria na mídia", diz Sanches.

Líder do segmento no país, a Red Bull é veterana na Stock Car. A marca tem uma equipe – a Red Bull Racing (com dois carros, pilotados por Cacá Bueno e Daniel Serra) –, um camarote exclusivo e o título de "energético oficial" da categoria. A empresa não revela o valor investido, mas a marca é possivelmente uma das maiores investidoras do automobilismo no mundo.

Além da equipe da Stock Car, a Red Bull é proprietária de duas equipes de Fórmula 1 – a Red Bull Racing e a Scuderia Toro Rosso – e uma equipe de Nascar (categoria mais popular dos Estados Unidos). Os dois touros vermelhos que representam a bebida também estão estampados em uma equipe do Rali Dakar (a Volkswagen Red Bull), a DTM e o mundial de rali WRC, além do patrocínio de categorias de base e patrocínio pessoal de pilotos.

Marqueteira

Ao lado da Fórmula 1, a Stock Car é provavelmente a categoria automobilística com maior vocação marqueteira no Brasil. A marca tem licenciamento para uma grife de roupas, uma coleção de cadernos infantis e uma edição limitada de relógios. No segundo semestre, o licenciamento chega aos brinquedos: a Estrela começa a vender um autorama que trará o carro 0 de Cacá Bueno e o 21 de Thiago Camilo.

Os licenciamentos são feitos pela Globo Marcas. A parceria com a emissora começou em 2000, quando a Globo começou a transmissão ao vivo das corridas. A partir dos próximos meses a categoria ganha ainda mais espaço na mídia. Na próxima novela das oito, prevista para começar em maio, o ator Marcelo Anthony vai interpretar um piloto campeão da categoria.

Serviço:

A etapa de Curitiba da Stock Car acontece neste fim de semana no Autódromo de Pinhais. Hoje, há treinos livres às 11h40 e às 15h20. Sábado, o treino livre é às 8h05 e treino classificatório às 11h20. A largada da corrida acontece no domingo, às 11h10. Ingressos à venda na bilheteria do autódromo, pelo telefone (11) 2846 6000 ou pelo site www.ticketmaster.com.br. O preço é de R$ 26 para arquibancada, R$ 55 para o passe de visitação e R$ 200 para ter acesso ao paddock.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]