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Cleber Morais, presidente da Bematech: novos sistemas são 60% dos contratos novos | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Cleber Morais, presidente da Bematech: novos sistemas são 60% dos contratos novos| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Os recentes resultados financeiros e de presença de mercado da Bematech parecem referendar as mudanças que a empresa fez em seu novo plano de negócios, há dois anos e meio. Reestruturada, a companhia diversificou a sua atuação e apresentou o melhor resultado da sua história no último trimestre.

Entre abril e junho deste ano, a Bematech registrou uma receita líquida de R$ 104,5 milhões, o que representa uma alta de 15,8% em relação ao mesmo período de 2013. Este foi o 11º trimestre seguido em que a empresa apresentou crescimento.

O desempenho da companhia já contabiliza a aquisição de dois empreendimentos: a Unum, empresa de software no modelo de computação em nuvem para o varejo e setor hoteleiro, e a RJ Participações, de vendas on-line de passagens rodoviárias. "São passos muito bem planejados e calculados. Não são frutos do acaso", diz Cleber Morais, presidente da Bematech. Ele explica que, apesar dos custos com as aquisições, as empresas eram parceiras de longa data da companhia, o que facilitou na adaptação e nos resultados praticamente imediatos.

Mudança

Os dois movimentos representam bem a expansão de mercado e o reposicionamento da empresa, cujo objetivo é diversificar a sua atuação, antes baseada em equipamentos e impressoras fiscais. Uma das primeiras medidas foi investir na ampliação do portfólio, estendendo as ofertas aos softwares e serviços e mudando a abordagem de mercado, com prioridade para a venda de pacotes completos. O segundo movimento dessa estratégia foi migrar o foco antes baseado em produto para uma estrutura centrada nas verticais de varejo, hotelaria e restaurantes, com equipes dedicadas a cada um desses segmentos. O esforço foi complementado com a construção de uma rede de canais de distribuição.

A empresa também passou a atuar em três frentes distintas, com serviços diferentes: varejo, restaurantes e hotelaria. Este último, inclusive, foi o maior responsável pelos recentes resultados. "Tivemos uma entrada de mercado muito boa. Com a Copa do Mundo, uma série de unidades foram inauguradas e tivemos uma excelente penetração", afirma o presidente. Atualmente, a Bematech está presente com produtos e serviços em 80% das grandes redes hoteleiras do país. Com a compra da RJ Participações, automaticamente a Bematech passou a atuar em 20 mil pontos de vendas de passagens aéreas no Brasil. "É um crescimento muito sólido, pois conseguimos implantar o sistema que imaginávamos, com uma integração total da compra da passagem até a hospedagem", completa.

Os resultados também são positivos no setor de restaurantes, outro segmento no qual a empresa começou a atuar recentemente. As soluções da Bematech já estão presentes em 30 mil estabelecimentos em todo o país. "Nossos equipamentos antigos ainda são uma boa fonte de receita, mas os novos sistemas, que extrapolam as soluções fiscais, já representam mais de 60% dos novos contratos", completa Morais.

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