• Carregando...

Apagão gera transtornos por toda a região Nordeste

O blecaute que atinge a região Nordeste na tarde desta quarta-feira (28) já causa muitos transtornos para a população. Os reflexos mais imediatos se dão sobretudo no trânsito, em razão dos sinais apagados, e nas redes de comunicação

Leia matéria completa

Um blecaute de energia elétrica atinge o Nordeste do país no início da tarde de hoje. Já há confirmações de falta de energia em Teresina, Salvador, Fortaleza, Recife, Maceió, Natal e João Pessoa, entre outros municípios. Em São Luis, no Maranhão, não houve apagão. A energia faltou por volta das 15h15. A Coelce (Companhia Energética do Ceará) diz ainda não ter informações sobre quantos municípios foram afetados pelo apagão e que está apurando as causas.

A Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) confirmou a queda de energia no Estado, e informou que ainda apura a extensão da falha. Um executivo da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) disse à Folha que o apagão atinge várias cidades do Nordeste e que a companhia ainda está avaliando a extensão do problema.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) já foi comunicada da falha, mas informou que ainda não tem detalhes sobre o apagão. O Ministério de Minas e Energia também está apurando as causas dos problemas.

Embora ainda não tenha informações detalhadas sobre a causa e a magnitude, a Folha apurou que o governo orientou seus técnicos a religar toda a área afetada ainda durante o período da tarde.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está iniciando a preparação para retomar o fornecimento de energia para as áreas atingidas, segundo sua assessoria.

Fontes do setor afirmaram à Reuters na semana passada que os reservatórios das hidrelétricas brasileiras estão, em geral, em níveis que não geram preocupações, mas o Nordeste necessitava atenção, já que os níveis das represas estão baixos e existe limitação para exportar energia para a região.

Histórico

Desde setembro do ano passado, quando Dilma anunciou que haveria um corte médio de 20% nas tarifas de energia aos consumidores a partir deste ano, ocorreram seis blecautes de grandes proporções em diversos Estados brasileiros.

No ano passado, as falhas no fornecimento de energia fizeram o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) vir a público para tranquilizar a população. Segundo ele, não haverá racionamento de energia elétrica no país "nem agora, nem nunca mais".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]