• Carregando...

250 denúncias a cada dia

A cada dia, as autoridades brasileiras são informadas de 250 novos crimes cometidos via internet. No ano passado, foram 91 mil casos que chegaram à Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos – número 110% maior do que as 43 mil denúncias de 2006. A central de denúncias mantida pela ONG SaferNet e pelo Ministério Público Federal diz que 90% dos casos registrados têm origem nas redes de relacionamento social. A pornografia infantil é o crime mais denunciado: corresponde a 63% do total. O Ministério Público é responsável por instaurar procedimentos para investigação. O número de procedimentos abertos pelo órgão aumentou 318% em um ano. Foram 620 investigações em 2007 contra 1.975 em 2008. (HS)

Um blogueiro anônimo de Maringá deverá responder por incitação ao crime, por motivar seus leitores a fazer comentários difamatórios a diversas personalidades da cidade. O blog "Tititi Antisocial – by Candinha" foi retirado do ar na segunda-feira passada, por determinação do juiz Givanildo Nogueira Constantinov, da 4ª Vara Criminal de Maringá. Dias antes, o juiz havia determinado a apreensão de computadores e outras mídias na casa do suspeito de ser o autor do site.

As investigações tiveram início em setembro de 2008, a pedido do Ministério Público. Segundo a promotora Arisângela Cristina Tibeletti Vargas da Silva, o MP vai pedir que o autor responda por incitação ao crime, visto que os leitores eram motivados a também fazer comentários difamatórios.

Em janeiro, o autor do blog postou uma mensagem ironizando a atuação da justiça, e dizendo que não seria possível rastrear a origem nem do conteúdo principal, nem dos comentários dos leitores. Mas, segundo Arisângela, as pessoas que deixavam comentários também poderão responder criminalmente, mas esse não é o objetivo no momento. "Não fizemos quebra de IP dos comentários, mas ela ainda poderá ser feita", disse ela.

O tema principal do blog era o ataque direto e ofensivo a pessoas da alta sociedade maringaense e de profissionais de diversas áreas da cidade. A última postagem, no dia 5 de março, por exemplo, acusava de prostituição funcionária de uma loja de um shopping. Várias queixas que foram apresentadas à polícia serão incluídas no processo que deverá ser aberto contra o blogueiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]