• Carregando...

Em um movimento de ajuste natural depois de dois dias de fortes altas, o Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa brasileira, fechou nesta sexta-feira (8) em queda 0,7% a 58.433 pontos. Apenas entre quarta e quinta o índice havia acumulado ganhos de 5,12%. Com este desempenho, somou alta de 2,72% na semana, maior avanço semanal desde 19 e 23 de novembro do ano passado.

Contribuindo para puxar o índice para baixo, as ações da companhia aérea Gol fecharam em queda de 5,43%, cotadas a R$ 13,40 cada. Os papéis chegaram a recuar 8% ao longo do dia, refletindo a perspectiva de que uma nova oferta de ações pela Multiplus -empresa responsável pelo programa de relacionamento da concorrente TAM- pode reduzir a demanda e o preço da oferta de ações da Smiles -responsável pelo programa de relacionamento da Gol. No início do mês passado, o conselho de administração da Gol aprovou a abertura de capital da Smiles, sua subsidiária, à exemplo do que já tinha sido feito pela TAM com a Multiplus.

O anúncio gerou euforia entre os investidores, fazendo com que a ação da Gol subisse fortemente nos últimos pregões, a medida em que análises positivas de analistas sobre a operação estavam sendo divulgadas. Apenas entre 28 de fevereiro e ontem, os papéis da companhia aérea subiram 15,86%.O problema, porém, foi que a Multiplus anunciou hoje que fez pedido de análise prévia para oferecer aproximadamente R$ 800 milhões em novas ações na Bolsa brasileira à Anbima (Associação Brasileira das Entidades de Mercados Financeiros e de Capitais). A notícia derrubou novamente a cotação dos papéis da Gol.

"O mercado esperava que esta oferta de ações da Smiles pudesse ajudar a Gol a recuperar a estrutura de capital dela, que está extremamente alavancada. A ação da Gol só estava subindo por conta disso", disse Pedro Galdi, da SLW Corretora. "Agora, com a oferta da Multiplus, o mercado vê que isso pode derrubar o preço esperado para a operação da Smiles".

A baixa nas ações da Gol por conta da oferta da Multiplus também foi intensificada pelo clima geral de aversão ao risco presente na Bolsa brasileira nesta sexta. "Mesmo assim, a operação da oferta da Smiles continua sendo positiva para a Gol. Deve dar uma captação menor para a companhia, mas será bem-vinda", completou Galdi.

Agenda

Apesar de ter desacelerado em fevereiro em relação a janeiro, o Índice oficial de inflação do país, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), atingiu 6,31% no acumulado dos últimos 12 meses -maior valor desde dezembro de 2011 (quando atingiu 6,50%, teto da meta estabelecida pelo governo federal).

Segundo 39 analistas consultados pela agência de notícias Reuters, a alta esperada era de 6,20%. A notícia alimentou ainda mais o sentimento de que o Banco Central pode voltar a elevar a taxa básica de juros nacional, a Selic, em sua próxima reunião, no mês que vem. Atualmente a Selic está em 7,25% ao ano -menor patamar histórico.

Nos EUA, porém, dados mostraram que a economia do país gerou 236 mil postos de trabalho no mês passado, mais do que o previsto por economistas, e a taxa de desemprego recuou para 7,7%, menor nível desde dezembro de 2008. A notícia trouxe ânimo aos investidores americanos, tendo os principais índices de ações nos EUA fechado em alta.

Ações

A queda de papéis com peso relevante no Ibovespa também contribuiu para sua baixa. Os papéis mais negociados de Petrobras e OGX fecharam com perdas de 2,90% e 8,52%, num movimento de ajuste às fortes altas registradas ao longo da semana. As ações mais negociadas da mineradora Vale, que têm participação em torno de 8% no Ibovespa, também fecharam o dia em queda, de 2,33%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]