• Carregando...

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda nesta terça-feira (11) após um dia de oscilação. O Ibovespa, principal índice do mercado brasileiro, caiu 1,57%, cotada a 64.424 pontos.

Na segunda, a Bovespa subiu 4,11%, a maior alta em mais de seis meses, desde 29 de outubro de 2009, quando o Ibovespa havia registrado alta de 5,91%. O resultado havia sido uma resposta ao anúncio do fundo de quase US$ 1 trilhão para ajudar os países da zona do euro, em parceria da União Europeia com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O dólar, por sua vez, fechou em leve alta nesta terça, depois de cair 4% na segunda. A moeda terminou cotada a R$ 1,783, após subir 0,34%.

Nesta terça, o mercado passava por correções depois da forte recuperação de segunda. O movimento era uma acomodação do mercado após o alívio da véspera, com o pacote europeu.

O plano, que serve como espécie de "cheque especial" colocado à disposição dos países que enfrentam problema de endividamento excessivo e déficit fiscal, diminui o risco imediato de calote e de consequente enfraquecimento definitivo do euro.

Na semana passada, quando representantes europeus acertaram uma ajuda de 110 bilhões de euros apenas para a Grécia, o anúncio não ajudou a acalmar os participantes dos mercados financeiros. Com isso, houve momentos de grande turbulência nas bolsas de valores ao longo da semana, ante o temor de um contágio da crise da dívida grega a outras economias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]