• Carregando...
 | Marcello Casal Jr/Agência Brasil
| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

No primeiro dia semana, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou nesta segunda-feira (22) com valorização de 4%. Desde o início do pregão, o índice caminhou em terreno positivo, impulsionado por um grande movimento de compra, com base em notícias externas favoráveis, principalmente vindas da China, e em valorizações dos preços de commodities, em especial o petróleo. No Brasil, a nova fase da Operação Lava Jato também favoreceu a busca por ações.

O avanço firme do petróleo no exterior abriu espaço para o recuo do dólar ante várias divisas de exportadores de commodities, como o real. No Brasil, este movimento foi potencializado pela nova fase da Operação Lava Jato, que, na visão de alguns profissionais do mercado, pode elevar as chances de cassação da presidente Dilma Rousseff. Em meio a esses fatores, o dólar à vista fechou em baixa de 1,94%, aos R$ 3,9417. Foi o segundo dia útil consecutivo de queda do dólar à vista ante o real (-2,66% no período).

Bolsa

Assim que teve início o pregão, o Ibovespa operou em alta de mais de 4%, com destaque para as blue chips. Ao final do dia, os ganhos do Ibovespa ficaram em 4,07%, aos 43.234,85 pontos. Na mínima, a bolsa marcou 41.544 pontos (estável) e, na máxima, 43.345 pontos (+4,34%). No mês, acumula ganhos de 7,00% e, no ano, queda de 0,26%. O giro financeiro totalizou R$ 6,723 bilhões, segundo dados preliminares.

“A posição técnica do mercado é vendido, ele está mais pessimista. Mas cada vez que há uma notícia que ameaça ser boa para o mercado, os investidores vão às compras, seja pelo preço ou para zerar posições”, afirmou o economista-chefe da Nova Futura Corretora, Pedro Paulo da Silveira. Segundo ele, o mercado global mudou a percepção de risco com a possibilidade de mudança da política no mercado de capitais da China, após o anúncio de novas medidas ao setor imobiliário e troca do diretor da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários (CSRC) do país.

O resultado ruim do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que mede a atividade nos setores industrial e de serviços, que atingiu o menor nível em 13 meses, traz a expectativa de novos estímulos por parte do Banco Central Europeu (BCE). Além disso, as valorizações dos preços das commodities no mercado internacional, em especial os do petróleo, também deram o tom positivo à Bolsa brasileira. O petróleo Brent para abril negociado na ICE fechou em alta de 5,09% nesta segunda-feira, enquanto na Nymex houve valorizações de 6,20% (março) e 5,16% (abril).

No front doméstico, a nova fase da Operação Lava Jato, a 23ª etapa denominada Acarajé, deflagrada hoje pela manhã, animou o mercado financeiro nacional. “A volatilidade ainda está forte, mas notícias que deixam o impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff (PT) mais perto, são aplaudidas pelo mercado de capitais”, ressaltou o analista da Lopes Filho, João Augusto Salles.

Dentre os destaques de alta, Petrobras PN disparou 13,00% e a ON, 16,14%, sob influência direta da escalada do petróleo no exterior. Vale PNA valorizou 8,17% e a ON, 11,07%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]