• Carregando...

As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta nesta terça-feira, com a recuperação nos mercados chineses encorajando os investidores a procurarem ações mais desvalorizadas nos últimos dias, apesar de persistirem os temores sobre a saúde fiscal da zona do euro.

O índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia-Pacífico exceto Japão tinha alta de 0,24%, aos 391 pontos, às 8h18 (horário de Brasília), depois de cair 3,3 por cento na véspera.

Em um pregão volátil, muitos mercados variaram entre o positivo e negativo. A bolsa de Tóquio fechou praticamente estável, com ligeiro ganho de 0,07%, aos 10.242 pontos, entregando ganhos iniciais.

O índice da bolsa de Xangai, entre os com pior desempenho no ano devido aos temores de aperto monetário na China, subiu 1,36%, para 2.594 pontos. Na segunda-feira, o indicador tombou 5%, maior queda diária em cinco meses.

Gerentes de fundos afirmam que os problemas de dívida soberana na Europa estão pesando sobre os mercados e os setores mais afetados são os de matérias-primas e consumo.

"Não consigo ver um catalisador que leve o mercado muito mais para cima nos próximos meses", disse o gerente de porfólio Simon Burge, da ATI. "Vai ser preciso um longo tempo antes de termos uma recuperação de resultados de empresas da Europa e as empresas norte-americanas têm uma grande exposição à Europa."

A bolsa de Seul recuou 0,5%, para 1.643 pontos. A Samsung Electronics subiu 1,02% depois de revelar planos para investimento recorde de US$ 16 bilhões para ampliar a produção de chips e telas planas.

O índice da bolsa de Hong Kong subiu 1,17%, para 19.944 pontos. Taiwan recuou 0,18%, para 7.585 pontos.

"É difícil ver como os problemas na Europa iniciados com a Grécia chegarão a um fim. É difícil dizer o que poderia convencer todos que os problemas acabaram", disse Minoru Shiori, chefe de câmbio na trading Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities.

A bolsa de Cingapura se valorizou em 0,38%, a 2.844 pontos. Em Sydney, o mercado teve leve ganho de 0,08%, a 4.470 pontos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]