• Carregando...

Os mercados acionários na Ásia fecharam em queda nesta terça-feira, depois que sinais de aprofundamento da crise econômica global derrubaram bolsas de valores ao redor do mundo na véspera, puxando o rendimento dos Treasuries para o menor patamar desde os anos 1950.

Para aumentar o cenário já negativo, foi confirmado que a economia dos Estados Unidos entrou em recessão há aproximadamente um ano e o chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, disse que o banco central dos EUA está estudando medidas de política extremas como a compra de títulos do governo para ressuscitar o crescimento da atividade.

A série de relatórios divulgados na véspera sobre o fraco desempenho da atividade manufatureira no globo pesou sobre os negócios.

"Os investidores sabiam que a economia estava mal, mas a série de indicadores mostrou que a deterioração foi bem pior do que o esperado", afirmou Soichiro Monji, estrategista-chefe da Daiwa SB Investments.

O índice MSCI de ações da região Ásia-Pacífico fora do Japão recuava 4,21 por cento, para 216 pontos, por volta das 7h35 (horário de Brasília), o que implica que as perdas do indicador até agora no ano já chegam a aproximadamente 60 por cento.

Na bolsa de valores de Tóquio, o índice Nikkei encerrou o pregão desta terça-feira com queda de 6,35%, aos 7.863 pontos. Com a alta do iene, as empresas exportadoras foram bastante afetadas.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng teve desvalorização de 4,98%, para 13.405 pontos. A queda foi liderada por ações de empresas financeiras e do segmento imobiliário chinês.

O mercado australiano também amargou uma forte desvalorização, com queda de 4,16 por cento do índice da bolsa de valores de Sydney, para 3.528 pontos. As ações das empresas de mineração e energia foram as que mais sofreram ao longo da sessão, diante das preocupações sobre o ritmo de atividade do setor manufatureiro mundial.

Na bolsa de Xangai, a queda foi menor, de 0,26%, para 1.889 pontos, mas no mercado de Taiwan, o recuo foi mais acentuado, de 3,57%, para 4.356 pontos.

As ações no mercado de SEUL cederam 3,35%, aos 1.023 pontos. Os papéis da Hyundai amargaram uma queda de 5,73 por cento. As ações da Samsung perderam 4,72 por cento. Cingapura teve desvalorização de 3,02%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]