As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em queda nesta quarta-feira, sofrendo ondas de vendas no final da sessão pelo terceiro dia consecutivo. O movimento sugere que pode ser difícil apurar mais ganhos conforme o ano chega ao fim.

CARREGANDO :)

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,17 por cento, para 11.457 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,40 por cento, para 2.617 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 0,51 por cento, para 1.235 pontos.

Após os índices acionários atingirem as máximas em dois anos nesta semana, a alta nos rendimentos dos Treasuries deflagrou preocupações de que o crescente aumento dos custos de financiamento poderia brecar a recuperação econômica.

Publicidade

Os bancos, bastante dependentes da demanda por empréstimos, viram seus papéis terminaram em baixa pelo terceiro dia seguido.

O consenso entre investidores é de que, após acumular ganhos de quase 11 por cento em 2010, os mercados chegaram à valorização máxima que podiam neste ano.

"Há sinais de que o mercado chegou ao teto de valorização, e os investidores estão começando a embolsar lucros", disse King Lip, vice-presidente de investimento da Baker Avenue Asset Management, em San Francisco.

Veja também
  • Cena externa faz Ibovespa perder patamar dos 68 mil pontos
  • Dólar fecha em alta, puxado por dados externos