• Carregando...

O mercado norte-americano de ações caiu após uma sessão instável nesta terça-feira, mas mostrou resistência face à crise de dívida da Europa, recuperando algumas perdas ao longo da sessão após a divulgação de dados positivos da economia dos Estados Unidos.

Os problemas na zona do euro não mostravam sinais de melhora com a notícia de que o rating de Portugal poderia ser cortado por agências de classificação de risco, o que gerou um alto volume de vendas próximo ao final da sessão.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,42 por cento nesta sessão, para 11.006 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 1,07 por cento, para 2.498 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 0,61 por cento, para 1.180 pontos.

No acumulado de novembro, o Dow teve baixa de 1 por cento, o S&P 500 recuou 0,2 por cento e o Nasdaq perdeu 0,4 por cento.

Mais cedo, o índice S&P 500 chegou a recuperar boa parte de sua queda de 1 por cento após a divulgação de dados positivos de confiança do consumidor e industriais.

Com a Europa preocupada em administrar sua crise durante boa parte do ano, investidores estão divididos entre isso e sinais de fortalecimento da economia dos EUA, e ações abaixo do preço médio.

"Há um vai-e-volta entre os investidores que veem um ambiente positivo para o mercado acionário e aqueles que estão mais preocupados com o impacto a curto prazo dos problemas da dívida europeia", disse o vice-presidente de investimentos da Solaris Asset Management, Tim Ghrikey.

Entre as ações com o melhor desempenho da sessão estavam as do setor de consumo, após o governo dos EUA divulgar que a confiança do consumidor subiu para seu nível mais alto em cinco meses. A varejista GAP cresceu 3,1 por cento, para 21,36 dólares, ao passo que a Tiffany & Co avançou 2,4 por cento, para 62,10 dólares.

O dado, junto com a melhora na atividade industrial da região do meio-oeste dos EUA, foram os últimos de uma série de relatórios que deixaram investidores mais otimistas, antes dos dados de desemprego, que serão divulgados nesta sexta-feira, e da temporada de vendas de natal.

Outra informação que impulsionou ações hoje foi o anúncio do presidente Barack Obama de que tentaria negociar um acordo com a oposição sobre política tributária nos próximos dias, o que pode abrir o caminho para a ampliação de exonerações sobre lucros e dividendos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]