Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mercado

Bolsas dos EUA caem e têm pior semana desde janeiro

Principal índice em Nova Iorque teve queda de 1,42%, para 11.008 pontos. Na semana, Dow Jones acumulou desvalorização de 1,2%

As bolsas de valores dos Estados Unidos encerraram em queda nesta sexta-feira (30) e tiveram a pior semana desde janeiro, refletindo notícias de um inquérito federal contra o Goldman Sachs, o que levou nervosismo a investidores já ansiosos com as perspectivas de uma severa regulação financeira por parte de Washington.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova Iorque, recuou 1,42%, para 11.008 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 2,02%, para 2.461 pontos. O Standard & Poor's 500 perdeu 1,66%, para 1.186 pontos.

No acumulado da semana, o Dow caiu 1,2%, o S&P 500 perdeu 2,5%, enquanto o Nasdaq recuou 2,7%. Foi o pior período desde a semana encerrada em 24 de janeiro.

Em abril, o Dow subiu 1,4%, o S&P 500 ganhou 1,5% e o Nasdaq avançou 2,6%.

As perdas desta semana, que tiveram como pano de fundo crescentes preocupações com potenciais defaults de Grécia, Espanha e Portugal, quebraram uma sequência de oito semanas de ganhos para o Dow Jones e o Nasdaq.

Porém, os três índices tiveram valorização nos últimos três meses. Fortes balanços corporativos motivaram os ganhos de abril.

Até agora, quase 80% das companhias do S&P 500 apresentaram resultados acima das expectativas.

Promotores norte-americanos em Nova Iorque começaram uma investigação sobre o Goldman Sachs, segundo a agência de notícias Reuters. A possibilidade de acusações criminais vem duas semanas após a Securities and Exchange Commission (SEC, órgão regulador do mercado de capitais dos EUA) acusar o banco de fraude.

As ações do Goldman Sachs despencaram 9,4% e a instituição perdeu mais de US$ 20 bilhões de seu valor de mercado desde as acusações. O índice financeiro do S&P recuou 2,5%.

"É assustador. Está levando o mercado inteiro para baixo", disse Dave Rovelli, diretor-gerente da mesa de operações com ações da Canaccord Adams, em Nova Iorque. "Voltamos à fase de incerteza."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.