• Carregando...

As bolsas de valores europeias atingiram novamente o maior nível em 15 meses nesta sexta-feira (8), mesmo após as esperanças de uma recuperação mais forte e mais rápida terem sido afetadas por dados mostrando que os empregadores dos Estados Unidos inesperadamente cortaram 85 mil postos de trabalho em dezembro.

O índice das principais ações da Europa FTSEurofirst 300 subiu 0,46 por cento e encerrou aos 1.065 pontos, seu maior fechamento desde o início de outubro de 2008.

No acumulado da semana, a primeira de 2010, o índice subiu 1,9 por cento, e avançou 65 por cento desde a mínima recorde atingida em março do ano passado.

A economia norte-americana perdeu 85 mil empregos em dezembro, afetando o otimismo sobre a recuperação do mercado de trabalho e mantendo a pressão sobre o presidente dos EUA, Barack Obama, para encontrar maneiras de estimular a geração de empregos.

No entanto, o Departamento do Trabalho dos EUA disse que a leitura de novembro para o emprego foi revisada para mostrar que a economia criou 4 mil empregos ao invés de cortar 11 mil como o inicialmente divulgado, quebrando um ciclo de perdas consecutivas desde dezembro de 2007.

"A tendência subjacente ainda é de melhora no mercado de trabalho. O pior já ficou para trás agora. Essa é a visão dos mercados", disse Mike Lenhoff, estrategista-chefe e chefe de pesquisa da Dolphin Securities, em Londres.

As empresas norte-americanas começam a divulgar os resultados do primeiro trimestre na semana que vem. Lenhoff disse que os mercados devem ser impulsionados por "surpresas de ganhos no lado positivo".

Os papéis dos bancos foram os que mais se valorizaram, com alguns ajudados por um comunicado do UBS, que elevou a recomendação para as ações do Deutsche Bank e do Barclays de "neutra" para "compra".

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,14 por cento, a 5.534 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,3 por cento, para 6.037 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,51 por cento, para 4.045 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,43 por cento, para 23.811 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 retrocedeu 0,03 por cento, para 12.163 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em alta de 0,87 por cento, para 8.839 pontos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]