• Carregando...

Os principais índices norte-americanos tiveram ganhos nesta quarta-feira (2), apesar de outra alta nos preços do petróleo, pois investidores apostaram que os últimos sinais de força na economia podem compensar os custos maiores com combustíveis.

O Dow Jones teve ligeiro avanço de 0,07 por cento, para 12.066 pontos. O Standard & Poor's 500 teve alta de 0,16 por cento, para 1.308 pontos. O Nasdaq subiu 0,39 por cento, para 2.748 pontos.

O mercado sofreu oscilações com as flutuações no preço do petróleo ao longo do dia. O petróleo tipo Brent atingiu sua máxima em 2 anos e meio, acima de 117 dólares o barril no fim da manhã, mas recuou mais tarde. O Brent se estabilizou em 116,35 dólares, com alta de 0,93 dólar.

"O choque inicial (com a alta nos preços do petróleo) se foi... e estamos percebendo que a economia mundial está indo bem, que nossa economia está bem. Um fator está compensando o outro", disse o diretor administrativo da Rosenblatt Securities, Joseph Benanti, em Nova York.

O rali do dia foi amplo, com oito em dez setores do S&P encerrando em alta. Setores sensíveis aos preços da energia tiveram ganhos, incluindo o industrial, que subiu 0,4 por cento e o de matérias-primas, com avanço de 0,2 por cento.

Dados sobre a economia norte-americana foram positivos, com o Livro Bege do Federal Reserve sugerindo que a atividade econômica ganhou força em 2011 e uma pesquisa indicando a ocorrência de grandes contratações no setor privado.

As ações têm sido influenciadas pelo preço do petróleo desde o início da agitação política no Oriente Médio e no norte da África, em janeiro. O medo é de que os preços do petróleo possam atrapalhar a recuperação econômica.

Empregadores privados criaram mais postos de trabalho que o previsto no mês passado, segundo a pesquisa ADP Employer Services, antes da divulgação do esperado e ainda mais amplo relatório do governo dos EUA sobre pedidos de auxílio-desemprego, na sexta-feira.

Uma avaliação melhor do setor de semicondutores ajudou a elevar o Nasdaq. O índice de semicondutores da Filadélfia avançou 1,4 por cento.

Ações da Apple expandiram ganhos na Nasdaq quando seu presidente-executivo, Steve Jobs, surpreendeu investidores ao apresentar pessoalmente o novo iPad em um evento em San Francisco. Os papéis da empresa avançaram 0,8 por cento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]