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 | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

A tradicional banca de revistas da Praça Ouvidor Pardinho, no bairro Rebouças, está de cara nova. Em funcionamento há mais de 20 anos, a unidade foi escolhida para um projeto-piloto da Gazeta do Povo e passou por uma reforma que eliminou problemas de estrutura, goteiras e vazamentos. Mas, principalmente, deixou o espaço para publicidade mais limpo e organizado. O resultado, segundo o gerente de operações do veículo, Luciano Justino (à direita na foto, ao lado do dono da Banca Ouvidor, Jurandir Barbosa), já se reflete em um aumento nas vendas e no fluxo de clientes na banca. E o jornal passa a ter uma área exclusiva para expor sua marca.

O que motivou a Gazeta a investir na reforma da banca?

Até o fim do ano passado nós gastávamos R$ 6 mil por mês com pessoas que passavam pelas bancas para colar cartazes de papel nas paredes. Todos os jornais e revistas faziam isso, além de outras empresas, o que acabava gerando uma grande poluição visual e ninguém conseguia expor sua marca de maneira decente, ficando um cartaz por cima do outro. O que fizemos foi usar parte dessa verba para arrumar a banca e organizar essa publicidade, o que é bom para todo mundo.

Depois da reforma, o jornaleiro dá exclusividade para os veículos da RPC?

Não há exclusividade. O ganho para a Gazeta do Povo é que ela passa a ter uma lateral exclusiva para expor a sua marca. A outra lateral e o fundo da banca podem ser usados por outros veículos ou empresas. Por outro lado, o jornaleiro ganha vendendo mais porque o espaço fica mais bonito e mais agradável.Quanto foi investido no projeto? A ideia é fazer o mesmo em outras bancas?Nesta reforma foram investidos R$ 17 mil. Por enquanto é apenas um projeto-piloto. Mas pode ser que no futuro façamos parcerias como essas em outros lugares.

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A vez dos pequenos

Os paranaenses são recordistas em inscrições para o MPE Brasil 2010, o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, criado para reconhecer destaques em qualidade da gestão e capacidade empreendedora. Nada menos do que 24.098 empresários estão na disputa pelo estado, a maioria (18.035) na categoria Comércio, uma das oito disponíveis.

Em 2009, a Patrimonium Monitoramento 24 Horas, empresa de Maringá, foi a vencedora na categoria Comércio. Em 2008, duas empresas de Curitiba ficaram entre as vencedoras nacionais. A FBITS Desenvolvimento de Software venceu na categoria Serviços de Tecnologia da Informação e a Vininha Fast Food na categoria Comércio. Na mesma edição, Armando Pertuzati, proprietário da Fazenda Cruzeiro, localizada em Francisco Alves, na região oeste, ficou em segundo lugar no Brasil, na categoria Agronegócio.

Inglês para todos

Apenas 25% da classe A brasileira fala inglês. Quando o assunto é a emergente classe C, a média piora bastante e cai para 7%. Os números mostram enormes oportunidades de mercado para quem atua na área do ensino de idiomas, e estimula investimentos como o da rede paulistana Uns Idiomas, que planeja abrir 18 escolas franqueadas na Região Sul em 2011, e chegar a todas as capitais em quatro anos. O projeto de expansão começa com um "road show" em Curitiba, no dia 18.

Renault social

A criação do Instituto Renault, braço das ações socioambientais da montadora francesa no Brasil, será anunciada em cerimônia no seu estande no Salão do Automóvel, em São Paulo, no dia 29. No Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, onde estão as fábricas da Renault, a empresa já desenvolve projetos comunitários, que vão ganhar expressão em quatro eixos principais: educação, sustentabilidade ambiental e mobilidade, segurança no trânsito e desenvolvimento social.

Debate

O Encontro Brasileiro de Comércio Internacional 2010, marcado para 26 de novembro, em Curitiba, já está recebendo inscrições pelo site www.ebcinter.com.br. O evento vai debater aspectos legais, tributários e econômicos.

Apê na praia

O mercado imobiliário local está na mira de mais um lançamento catarinense. O Brava Beach Internacional, complexo de dois condomínios entre Balneário Camboriú e Itajaí, tem apartamentos de R$ 779 mil a R$ 6 milhões. O projeto completo inclui um resort e serviços. Os empreendedores apostam na conhecida simpatia dos paranaenses pelas praias da bela Santa Catarina.

Parceria

A empresa paranaense Cargolift Logística S/A assumiu integralmente as operações de transporte no sistema milk-run (coleta programada de peças) da Scania no Brasil. O contrato resultou na contratação de 90 pessoas e permitirá a movimentação de 120 mil toneladas de carga por ano.

Havan em dose dupla

A Havan prepara a abertura de uma loja no shopping Catuaí, em Maringá, ainda este ano, e já anuncia a inauguração de uma segunda filial, no shopping Avenida Center, em abril de 2011. A unidade vai ficar numa área anexa, com ligação por uma passarela.

Entre as melhores

A FAE Centro Universitário e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) foram classificadas como as melhores instituições de ensino de Negócios do Paraná, pelo edição de 2011 do Guia do Estudante - Profissões Vestibular da editora Abril, que chega às bancas curitibanas neste fim de semana.

Entre as instituições de ensino privadas do Paraná, a FAE foi a única a conquistar o conceito 4, em uma escala que vai de 0 a 5, registrando 337 pontos. Essa pontuação a posiciona como a melhor instituição de Ensino Superior de Curitiba, entre faculdades, universidades e centros universitários privados e públicos.

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