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Neste ano, O Boticário abrirá cerca de 250 lojas em municípios com mais de 30 mil habitantes. Hoje são 3.260 unidades no país | Divulgação
Neste ano, O Boticário abrirá cerca de 250 lojas em municípios com mais de 30 mil habitantes. Hoje são 3.260 unidades no país| Foto: Divulgação

O Grupo Boticário está acelerando seus planos de expansão, que devem somar um pacote de investimentos de R$ 500 milhões nos próximos 24 meses. A empresa, que completa 35 anos hoje, prevê um crescimento de 20% para este ano, com a abertura de cerca de 250 lojas.

Segundo Andrea Mota, diretora executiva de marketing e vendas, os recursos serão aplicados na expansão da fábrica de São José dos Pinhais, na região de Curitiba; na construção da já anunciada planta industrial da Bahia, que deve ficar pronta em 2013; e também em um centro de distribuição naquele estado e no aumento da capacidade do atual centro de distribuição de Registro (SP).

"Queremos estar preparados para o aumento da concorrência, que será, daqui para frente, diferente da que vimos nos últimos 35 anos. Vamos defender nosso mercado", diz ela. O Brasil é considerado a "bola da vez" dos investimentos no setor e vem atraindo a movimentação de gigantes por aqui, como a norte-americana Mary Kay, que chegou ao Brasil em 1998, mas que vem ampliando suas operações, e da francesa L’Oreal, que vai fazer sua estreia no varejo, com a abertura de lojas de luxo Kiehl’s.

"O Brasil se tornou o maior mercado mundial de perfumaria sem ter atingido o seu ápice. Ou seja, ainda há um potencial enorme de crescimento. Mas temos vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Temos agilidade de atendimento, uma estrutura consolidada e parceria com os franqueados e o olho do dono próximo do negócio. Não precisamos ir até Nova York para tomar uma decisão", acrescenta.

No ano passado, O Boticário, que surgiu de uma pequena farmácia na Rua Saldanha Marinho, no centro de Curitiba, superou o McDonald’s e se tornou a maior cadeia de franquias do país em faturamento, segundo a Asso­ciação Associação Brasileira de Franchising (ABF). A empresa, que já era a maior em número de lojas – fechou 2011 com 3.260 unidades – somou R$ 5,5 bilhões em receita, 19% mais do que no ano anterior.

A intenção do Boticário, segundo Andrea, é ser ainda mais agressivo em 2012 para comemorar os 35 anos de fundação. A verba de marketing deve ser engordada em 20% e o ritmo de lançamentos deve manter o recorde do ano passado, com cerca de 400 novos itens nas gôndolas das lojas. Além disso, uma campanha deve distribuir R$ 1 milhão em prêmios até o fim do ano para os clientes.

A ideia é abrir mais 250 lojas O Boticário no país em municípios com mais de 30 mil habitantes – no ano passado já haviam sido 240. A empresa também lançou, no ano passado, quatro lojas da marca Nativa Spa. O projeto piloto deve ser avaliado até o fim do ano, segundo Andrea. A diretora conta que a empresa vem fortalecendo os laços com os franqueados e criou, inclusive, um programa de sucessão para formar novos em­­presários nas famílias de franqueados.

Do total de investimentos previstos, a maior parte – R$ 355 milhões – deve ir para o projeto na Bahia. A ideia é aproveitar o crescente potencial de consumo da região, que cresce embalado principalmente pela nova classe C. O último ano foi marcado também pela abertura de novas frentes de atuação, com o lançamento da marca Eudora, a compra de participação na fabricante de moda íntima Scalina e, mais recentemente, com a a criação da Skingen Inteligência Genética, que atua no segmento de cuidados terapêuticos da pele.

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