• Carregando...

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em queda de mais de 2% nesta quinta-feira (17), com investidores realizando lucros.

Às 16h23, o principal índice do mercado paulista, o Ibovespa, perdia 2,31%, aos 67.027 pontos.

"A sensação mais nítida de recuperação da economia está aumentando a ideia de que os governos vão começar a tirar um pouco da liquidez que levantou os mercados nos últimos meses", disse o diretor da Global Financial Advisor, Miguel Daoud.

Segundo ele, o gatilho para essa inversão de tendência foram comentários feitos na véspera pelo Federal Reserve, ao manter o juro dos Estados Unidos entre zero e 0,25% ao ano.

Apesar da indicação de que o juro dos EUA deve se manter nos atuais níveis por um longo tempo, o Fed apontou sinais de melhora na economia, o que foi interpretado como uma pista de que pode estar perto o desmonte dos programas emergenciais.

Diante disso, conforme Daoud, os investidores estariam aproveitando para realizar lucros nos mercados de ações, como na Bovespa, cujo principal índice já subiu mais de 80% em 2009. "A recuperação da economia tende a desinflar os mercados", acrescentou.

Pela manhã, o mercado recebeu a notícia da ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, que define a taxa básica de juros da economia. O Copom disse no documento que há evidências de retomada da economia mundial, com a divulgação de dados positivos dos EUA e da zona do Euro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]