• Carregando...

Em um dia marcado pela tranqüilidade e poucas oscilações, a Bolsa de Valores de São Paulo encerrou os negócios dentro da estabilidade. O Ibovespa caiu 0,02%, aos 37.552 pontos e giro financeiro de R$ 1,731 bilhão. Na semana, o principal índice da bolsa paulista avançou 1,65% e, no mês, 1,28%.

O dólar também manteve um ritmo sem grandes alterações ao longo do dia e terminou cotado a R$ 2,1460 para venda, com valorização de 0,19%. No entanto, na semana e no mês, a moeda registra queda de 0,88% e de 1,33%, respectivamente. O risco-país atingiu 215 pontos, com alta de 5 pontos em relação ao fechamento de ontem.

Bolsa

A Bovespa chegou a acompanhar os mercados de Wall Street, que operaram com tendência mista mas fecharam os negócios em alta. No entanto a realização de negócios, o vencimento de opções na próxima segunda-feira e a elevação da taxa de juros básica na China contribuíram para retrair os investidores.

Já próximo do fechamento, o Ibovespa chegou a ensaiar uma recuperação, o que amenizou o ritmo de queda. O cenário doméstico também foi positivamente influenciado pelo índice de confiança do consumidor dos EUA, relativo a agosto, que ficou abaixo do esperado, e pela queda acentuada das ações da Dell, a maior fabricante de computadores pessoais do mundo.

Dólar

O Banco Central anunciou, no fim da manhã, um novo leilão de compra de dólares no mercado à vista de câmbio. Apesar da valorização do dólar no dia, o economista Sideni Moura Nehme, diretor-executivo da corretora NGO não acredita que a alta configure uma tendência.

"Dados divulgados pelo BC deixaram claro que está absorvendo o máximo de divisas do mercado de câmbio, sem, contudo, conseguir reverter a tendência instalada de apreciação do real", analisou, em uma nota.

Juros

Os juros de prazos mais longos interromperam, nesta sexta-feira, três pregões de queda consecutiva. As projeções avançaram em função de ajuste de carteiras de tesourarias bancárias e fundos de investimentos.

O DI outubro de 2006 - indicativo da próxima Selic - permaneceu em 14,44% ao ano; o DI janeiro de 2007 subiu para 14,32% e o DI janeiro de 2008 avançou a 14,33%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]