• Carregando...

O mercado acionário brasileiro acompanhou a alta das principais bolsas internacionais, em meio a um otimismo renovado sobre a retomada global após dados industriais nos Estados Unidos, na China e na Europa. Com isso, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) iniciou o ano com alta de mais de 2% e fechou acima de 70 mil pontos.

O índice Ibovespa, referência para o mercado brasileiro, teve valorização de 2,12%, para 70.045 pontos. O patamar de 70 mil pontos não era superado pelo mercado financeiro nacional em um ano e meio, desde junho de 2008. O volume financeiro do pregão ficou pouco abaixo de R$ 5,3 bilhões nesta segunda-feira (4).

Dados do dia

Pesquisas referentes a dezembro mostraram que a atividade fabril da zona do euro cresceu no maior ritmo em 21 meses e que o setor manufatureiro chinês expandiu-se para o maior patamar desde abril de 2004. Nos Estados Unidos, o setor manufatureiro cresceu pelo quinto mês consecutivo em dezembro, para o maior nível desde abril de 2006.

A consultoria Lopes Filho citou que o comportamento gráfico do Ibovespa (dolarizado) induz à expectativa de que uma preparação de baixa está em desenvolvimento, mas ponderou que até o rompimento de pontos gráficos não há justificativa para vendas em posições mais longas.

"Existe a possibilidade de que (essa preparação) seja desfeita através de novas e seguidas altas", avaliaram os analistas da consultoria em relatório.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]