• Carregando...
Anúncio do FED sobre corte dos juros ajudou o Ibovespa a fechar em alta | AFP
Anúncio do FED sobre corte dos juros ajudou o Ibovespa a fechar em alta| Foto: AFP

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) registrou uma forte alta nesta quarta-feira (29) com o anúncio do corte de juros na economia dos EUA. Ao final do pregão, o Ibovespa - principal indicador do mercado brasileiro - teve uma valorização de 4,37%, aos 34.845 pontos, com giro financeiro na casa dos R$ 4,9 bilhões. Na véspera, já havia registrado alta de 13,42%.

Após operar em alta moderada durante a maior parte do pregão, a bolsa acelerou seus ganhos após o Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA) reduzir em 0,50 ponto a taxa de juros do país, que agora está em 1% ao ano.

O movimento da Bovespa acompanhou Wall Street, onde os indicadores reduziram seus ganhos logo após o anúncio do Fed mas se recuperaram na seqüencia. Por volta das 17h40 de Brasília, o índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, subia 2,45%, enquanto o indicador tecnológico Nasdaq valorizava 2,95% e o S&P 500 tinha elevação de 2,36%.

A atenção se volta agora para o Brasil, onde o Banco Central (BC) também anunciará nesta noite os novos rumos da taxa no país. Os analistas estão divididos sobre a postura que será adotada BC. Alguns apostam na elevação da Selic – taxa de referência de juros no Brasil –, e outros na queda. Há ainda um terceiro grupo que aposta na manutenção dos índices.

Outros países já se adiantaram. O BC da China cortou sua taxa básica de juro e a taxa incidente sobre depósitos em 0,27 ponto percentual, o terceiro corte promovido pela autoridade monetária chinesa em seis semanas. Além disso, existe a expectativa de que também o Japão pode reduzir as taxas de juros em 0,25 ponto percentual.

Cenário externo

Na Europa, a maior parte das bolsas fechou com forte alta. O índice FTSEurofirst 300 - que reúne as principais ações européias - fechou com valorização de 6,9%, a 891 pontos. Entre os principais mercados, Londres teve valorização de 9,23%, Paris registrou alta de 8,05%.

Na Ásia, o pregão também foi de ganhos. O índice Nikkei da bolsa de Tóquio fechou em alta de 7,7%. Em Hong Kong, o índice Hang Sang encerrou o pregão com leve alta de 0,84%. O mercado acionário de Taiwan registrou alta de 0,15%. Na Austrália, o principal índice acionário do país teve valorização de 1,3%. Em Xangai, a bolsa foi na contramão dos demais mercados, e encerrou a quarta-feira com uma queda de 2,94%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]