• Carregando...

O principal índice da bolsa brasileira fechou em alta acima de 2% nesta quinta-feira (1º), descolada dos mercados externos, devido a medidas de incentivo ao consumo anunciadas pelo governo brasileiro. O Ibovespa subiu 2,23%, a 58.143 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 6,94 bilhões de reais.

Na Europa, o índice de ações FTSEurofirst caiu 0,6%, enquanto nos Estados Unidos, os principais índices giravam em torno da estabilidade a uma hora do fechamento.Pela manhã, o governo anunciou a redução do Imposto sobre Operações Financeiras, de 2% para zero, dos investimentos externos em ações. Sobre o crédito para pessoa física, a alíquota anual do IOF caiu de 3 para 2,5%.

Também foi reduzida a alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre produtos de linha branca, enquanto o valor do imóvel popular para ingresso no regime especial de tributação no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida foi elevado.

Segundo o operador Rodrigo Falcão, da Icap Corretora, a redução do IOF sobre investimento estrangeiro na bolsa foi a principal influência positiva desta sessão.

"É muito importante esse nível (do Ibovespa). Se continuar, a alta pode chegar aos 62 mil", afirmou. Ele considerou que, se o índice não sustentar esses ganhos, há o risco de retornar ao patamar que estava antes, em torno dos 55 mil pontos.

Com a redução do IOF, a ação da BM&FBovespa registrou uma das maiores altas do Ibovespa, de 6,68%, a 10,54 reais. A maior alta ficou com a ação ordinária da Usiminas, com ganho de 10,39%.

O incentivo para o crédito ao consumo levantou também as ações de bancos. Itaú Unibanco subiu 3,98%, Banco do Brasil teve alta de 4,21%, enquanto Santander Brasil cresceu 4,17%.

As medidas de incentivo ao consumo também influenciaram na ação do Pão de Açúcar, que subiu 3,93%, e da Magazine Luiza, que não faz parte do Ibovespa, que teve alta de 8,17%.

No setor de construção civil, MRV subiu 5,58%, a Gafisa se valorizou 4,84%. Cyrela teve alta de 4,19%.

Entre as blue chips, a preferencial da Petrobras subiu 2,13 %, a 22,52 reais, enquanto a da Vale aumentou 0,69%, a 39,30 reais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]