• Carregando...

São Paulo - Dos grandes bancos, o Bra­­desco foi o que mais expandiu os empréstimos no primeiro trimestre de 2010 – 3,1% ante os três últimos meses do ano passado. O Itaú Unibanco avançou 2,3% no período e o Santander, 1,1%. No BB, a elevação foi de 1,6%. No setor em geral, houve uma alta de 2,6%. "Nosso objetivo é buscar um pouco mais de participação de mercado", afirmou o vice-presidente executivo do Bradesco, Domingos Abreu, durante a apresentação do balanço no primeiro trimestre. "Mas isso dependerá muito da evolução do próprio mercado, que é competitivo."

No Itaú Unibanco, o discurso é diferente. O diretor de Controladoria da instituição, Rogério Calderon, diz que o aumento da participação de mercado não é um objetivo em si mesmo, mas consequência da estratégia de cada instituição na área de crédito. Ele afirmou, no entanto, que a tendência para o resto do ano é de uma expansão mais acelerada dos bancos privados do que dos públicos. "No primeiro trimestre, o crescimento dos privados já foi superior ao dos públicos", destacou, referindo-se ao relatório do BC.

O diretor financeiro do Grupo Santander Brasil, Carlos Lopez Galán, vai na mesma linha. "Já percebemos que há clara desaceleração dos públicos e aceleração dos privados", disse, Uma recuperação da fatia de mercado, observou, "é uma questão de velocidade".

Agilidade

Para o analista de instituições financeiras da Austin Rating, Luís Miguel Santacreu, a agilidade característica dos bancos pequenos e médios tende a aparecer ainda mais em um ano como 2010, no qual a expectativa é de um crescimento maior do crédito às empresas do que às pessoas físicas. As instituições pequenas têm como clientes principais pessoas jurídicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]