• Carregando...

Brasil e México anunciaram nesta segunda-feira a decisão de iniciar negociações para um acordo estratégico de integração econômica.

"Através do aprofundamento de sua relação econômica e com uma visão de longo prazo, Brasil e México estão seguros que o acordo não somente incrementaria os fluxos de comércio e investimento entre ambos os países, mas também impulsionaria de maneira importante o desenvolvimento e a integração da América Latina e do Caribe", segundo comunicado à imprensa enviado pelo Itamaraty.

O objetivo do acordo, segundo a nota, é que o acordo seja amplo, incluindo, além de tarifas, "temas de serviços, investimentos, compras governamentais e propriedade intelectual", entre outros. "Será garantido o acesso real aos mercados, atendendo de maneira ágil e efetiva os problemas pontuais e as barreiras não-tarifárias."

Ao mesmo tempo, conforme o Itamaraty, "serão reconhecidas as sensibilidades de ambos os países e será outorgado tratamento especial aos setores vulneráveis.

A negociação que se inicia agora é resultado de trabalhos feitos por determinação dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do México, Felipe Calderón, que em agosto de 2009 instruíram suas equipes a explorar as opções para aprofundar a relação comercial. Desde então, autoridades dos dois países tiveram seis encontros bilaterais e realizaram consultas com seus setores produtivos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]