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O crescimento do mercado nos últimos meses fez do Brasil o terceiro maior mercado mundial do setor de perfumaria e cosméticos em receita. Se mantido o atual ritmo de crescimento, o país deve ameaçar já nos próximos anos o Japão, atual segundo colocado. Segundo dados da Euromonitor, referentes ao ano passado, o mercado japonês cresce em um ritmo menor (11,9% em 2008) do que o brasileiro (27,46%) e o chinês (22,10%).

A crescente valorização da vaidade e do consumo pela sociedade brasileira trouxe uma nova demanda para o setor, segundo Luiz Carlos Caramori, diretor executivo da Buona Vita Cosméticos, de Curitiba, especializada em produtos para tratamentos estéticos. A companhia prevê um crescimento de 28% em 2009. A empresa, que terceiriza toda a produção, acaba de contratar mais uma fornecedora para dar conta da demanda e dos novos lançamentos – serão seis em 2009, contra dois no ano passado.

Segmentação

Para as empresas, o segredo das boas vendas para os próximos anos está também na segmentação de mercado, com o lançamento de produtos específicos para cada público e a criação de novas categorias de cosméticos. A Racco, por exem­­plo, ingressou, há 30 dias, no segmento de nutricosméticos com um lançamento de cápsulas que combatem o envelhecimento. O projeto, fruto de um investimento de R$ 20 milhões em parceria com a norte-americana Pfizer, deve representar 10% dos negócios do grupo até o fim do ano, segundo Carla Andrade, diretora corporativa. (CR)

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