O Brasil concedeu 18.213 autorizações de trabalho para cidadãos estrangeiros no primeiro semestre deste ano. Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará responderam pela maior parte das autorizações, somando 14.771 pedidos aprovados (81% do total).

CARREGANDO :)
Veja também
  • Orçamento de 2016 ampliará cortes
  • Cinco indústrias que estão faturando mais no Paraná
  • TST define que dívidas trabalhistas devem ser corrigidas pelo IPCA-E

O relatório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresenta dados sobre as autorizações temporárias e permanentes, concedidas a trabalhadores estrangeiros, por meio de solicitação feita por empresas. De acordo com o MTE, o perfil dos trabalhadores estrangeiros que vieram ao Brasil neste ano, com relação à escolaridade, manteve-se estável. Cerca de 10,4 mil têm ensino superior completo. Outros 6,4 mil completaram o ensino médio. Do total, 921 têm mestrado. A maior parte dos trabalhadores tem idade entre 20 e 49 anos.

Publicidade

Na comparação com o primeiro semestre do ano passado, houve uma redução de 2.787 autorizações. O balanço mostra também que 17.026 autorizações foram de caráter temporário. As autorizações de trabalho para profissionais do Mercado Comum do Sul (Mercosul) somaram 511.