• Carregando...

O Brasil já tem seu representante na final mundial da Imagine Cup, a copa do mundo da computação organizada pela Microsoft. A equipe Trivial Team, da Universidade Federal de Pernambuco em Recife, foi a grande vencedora na categoria de projeto de software da etapa brasileira, com o Virtual Eye, ou vEye, um sistema portátil de auxílio à navegação e de identificação de objetos para deficientes visuais.

O vEye pode ser usado tanto em ambientes internos como externos e interage com os usuários por meio de pulseiras vibratórias e com comandos falados. O objetivo é facilitar a locomoção em lugares com que o deficiente visual não tenha familiaridade.

Por meio de sensores de presença localizados no piso nas salas e também dispositivos de triangulação embutidos em um computador de bolso (e, futuramente, num celular), o sistema envia dados de localização a um servidor, que por sua vez calcula uma rota.

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil lidera o ranking de inscritos da Imagine Cup, com 25% de um total de 66 mil em todo o mundo. Todos os participantes são estudantes universitários. O tema deste ano é: "Imagine um mundo onde a tecnologia nos ajuda a viver vidas mais saudáveis". A final da Imagine Cup 2007 será na Coréia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]