• Carregando...

As corretoras brasileiras terão capacidade para emitir até 60 mil ordens de compra e venda de ações e commodities por segundo. Trata-se da maior velocidade de processamento de negócios existente no mundo, que coloca o mercado financeiro brasileiro com a tecnologia mais avançada para obter ganhos na Bolsa. A tecnologia é conhecida como de transações de alta frequência, emitidas por supercomputadores pré-programados com algoritmos matemáticos para identificar oportunidades de negócio na terceira casa decimal com diferenças mínimas entre cotações.

O sistema é uma das principais novidades que será apresentada aos participantes do Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais, que começa hoje à noite em Campos de Jordão (SP).

O sistema foi desenvolvido pela CMA, provedora de serviços e informações para o mercado financeiro. A empresa investiu R$ 53 milhões e demorou 36 meses para desenvolvê-lo.

Nos EUA, estima-se que 70% das operações em Bolsa são realizadas por robôs. No Brasil, este volume não chega a 10%.Chamado EOMS, o sistema é um software que permite emitir 3,6 milhões de ordens de compra ou de venda por minuto. Até então, as corretoras brasileiras com acesso a essa tecnologia só conseguiam emitir até 180 mil ordens por minuto (3.000 ordens por segundo).

Para rodá-lo, a corretora precisa ter computadores com alta capacidade de processamento e cabos de telecomunicação de alta performance. Segundo a CMA, os sistemas atuais demoram 300 milissegundos para enviar uma ordem. Com o EOMS ele demorará 1 milissegundo -300 vezes mais rápido. "Isso faz toda a diferença para quem manda milhares de ordens e precisa chegar primeiro. Algumas oportunidades de mercado aparecem apenas durante alguns segundos", disse Daniel Bunduki, gerente de produtos da CMA.

"Em uma operação de arbitragem, quando a ação de uma mesma empresa é negociada em dois mercados diferentes com o objetivo de lucrar com a diferença entre seus preços, o momento ideal de negociação pode demorar apenas frações de segundo. Neste momento, ter um sistema capaz de identificar e executar as duas operações -compra e venda- é sinônimo de lucro", disse Raphael Juan, diretor de produtos da CMA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]