• Carregando...
Brasil obteve o “Protocolo de Equivalência dos Sistemas de Inspeção de Carnes”, conhecido como “pre-listing”.
Brasil obteve o “Protocolo de Equivalência dos Sistemas de Inspeção de Carnes”, conhecido como “pre-listing”.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo.

O Brasil fechou um acordo para facilitar as exportações de carnes bovina, suína e de aves para o Egito. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o governo brasileiro obteve nesta terça-feira (13) o “Protocolo de Equivalência dos Sistemas de Inspeção de Carnes”, conhecido como “pre-listing”, ou seja, uma pré-listagem para a habilitação de frigoríficos exportadores de carnes para o Egito.

Antes da conclusão do acordo, a renovação da habilitação de estabelecimentos brasileiros para exportação, bem como a aprovação de novas unidades de processamento, dependiam de auditorias presenciais por parte das autoridades egípcias.

“O procedimento não apenas implicava altos custos para os exportadores brasileiros, mas também sobrecarregava os Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Mapa e limitava o número de estabelecimentos autorizados a exportar para o Egito. Desde 2019, cerca de 30 estabelecimentos brasileiros estavam na ‘fila de espera’ para obterem a habilitação”, disse a pasta, em nota.

A decisão foi anunciada um dia antes da viagem oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Egito. O mandatário brasileiro chegou ao país africano na madrugada desta quarta-feira (14). Lula terá uma reunião com o presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, para tratar do conflito entre Israel e Hamas e discutir acordos comerciais e de cooperação técnica entre os dois países.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, afirmou que o ‘pre-listing’ reflete o “alto grau de confiança no controle sanitário brasileiro, especialmente no Serviço de Inspeção Federal (SIF), cuja excelência é reconhecida por mais de 150 países importadores”.

De acordo com o ministério, em 2023, o Brasil exportou para o Egito mais de US$ 1,7 bilhão em produtos, dos quais US$ 384 milhões, cerca de 22%, foram em carnes, totalizando mais de 130 mil toneladas exportadas. Perosa destacou que o Egito é “um dos seis maiores importadores mundiais de carne bovina do Brasil” e lidera a “importação de carne de aves do nosso país”.

O Mapa ressaltou que a formalização da pré-listagem vem sendo realizada pelo embaixador do Brasil no Cairo, Paulino Franco de Carvalho Neto, pelo adido agrícola Rafael Mohana e pelo ministro de Estado da Agricultura e Recuperação de Terras do Egito, Mohamed Sayed El-Quseir.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]