• Carregando...
Fusão entre Sadia e Perdigão traria concentração no mercado de congelados | Mauricio Lima/AFP
Fusão entre Sadia e Perdigão traria concentração no mercado de congelados| Foto: Mauricio Lima/AFP

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a BRF-Brasil Foods estão negociando a suspensão temporária da marca Perdigão nos segmentos em que existe maior concentração de mercado. Esse é o principal ponto do acordo que vem sendo costurado para tentar aprovar a fusão de Sadia e Perdigão, depois que um conselheiro do Cade sugeriu vetar a operação por provocar prejuízos ao consumidor. As negociações, no entanto, não estão concluídas e devem prosseguir até o julgamento, marcado para quarta-feira.

A reportagem apurou que existe consenso entre o Cade e a empresa sobre o remédio, mas a disputa é acirrada sobre a dosagem. Não se definiu em quantos mercados seria feita a suspensão da marca Perdigão, nem por quanto tempo. Fontes próximas à discussão indicam que a suspensão do uso da marca pode ocorrer em pelo menos seis grupos de produtos, por um prazo máximo de cinco anos. Mas os termos finais do acordo ainda podem variar bastante.

Com a união das marcas Sadia e Perdigão, a participação de mercado da Brasil Foods chega a 70% em pizzas prontas, 80% em hambúrgueres e empanados de frango e 90% em lasanhas. Os porcentuais também são muito elevados em mercados como o de presunto (70%), linguiça defumada (70%), kit festa aves (90%) e carne in natura de peru (70%), entre outros. Os dados são da Procuradoria do Cade.

Sadia

O acordo não prevê restrições para a marca Sadia, que é considerada "premium" e tem preços mais altos. Essa marca está sendo preservada porque é a mais forte na exportação, sendo conhecida em países como Arábia Saudita e Rússia. Também está prevista no acordo a venda de marcas populares e de muitas fábricas e centros de distribuição.

Nesse ponto da negociação, a suspensão da marca Perdigão se tornou aceitável para a BRF, que chegou a declarar várias vezes que não faria concessões nas marcas principais. Segundo uma fonte ligada ao processo, a suspensão "pelo menos preserva o sentido da fusão", que seria perdido se uma das marcas principais fosse vendida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]