• Carregando...
Segundo Meirelles, a queda do PIB no último trimestre de 2008 foi "fortemente influenciada" por ajustes de estoques em alguns setores da economia | Reuters/Jamil Bittar
Segundo Meirelles, a queda do PIB no último trimestre de 2008 foi "fortemente influenciada" por ajustes de estoques em alguns setores da economia| Foto: Reuters/Jamil Bittar

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, avaliou nesta terça-feira (10) que o recuo de 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre deste ano mostra que o Brasil não está "imune" aos efeitos da crise internacional.

"O resultado do PIB do quarto trimestre divulgado nesta terça-feira (10) pelo IBGE mostrou que a economia brasileira não está imune à crise no mercado globalizado", avaliou o presidente do BC, por meio de comunicado distribuído por sua assessoria de imprensa.

Fundamentos sólidos

Segundo a avaliação de Meirelles, a queda do PIB no último trimestre de 2008 foi "fortemente influenciada" por ajuste de estoques em alguns setores da economia. Mesmo assim, diz ele, o crescimento de 5,1% registrado em todo ano passado mostra que a economia tem "fundamentos sólidos".

"Apesar da queda do último trimestre, fortemente influenciada por ajuste de estoques em alguns setores, o crescimento do PIB de 5,1% em 2008, impulsionado pela demanda doméstica e crescimento da renda, mostra que a economia brasileira tem fundamentos econômicos sólidos. Isso ajudará na retomada, fazendo com que o Brasil tenha condições de sair mais rapidamente da crise", concluiu o presidente do BC.

Guido Mantega

Também nesta terça-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que, com a queda do Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre do ano passado, ficou "difícil" atingir a meta de governo de registrar um crescimento econômico da ordem de 4% em 2009.

"Com esse resultado, ficou difícil atingir meta de 4% de crescimento", disse a jornalistas. Ele não quis, porém, fazer previsões para o crescimento da economia brasileira em 2009. Se limitou a dizer que o país ainda registrará crescimento, ou seja, PIB positivo, neste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]