• Carregando...

Os 20 países que mais importam carnes do Brasil vão receber remessa extra de informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre a ocorrência não-clássica do agente da doença da vaca louca, registrada em Sertanópolis (PR) em 2010 e revelada na semana passada. Os contatos estão sendo intesificados para que a comunidade internacional saiba com clareza que, em território brasileiro, nunca foi identificado nenhum animal com a doença, mas apenas com o príon (proteína) da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), informou o Mapa.

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) também reagiu ontem repudiando em nota a suspensão das importações pelo Japão, anunciada no sábado. "A Abiec repudia o desrespeito às normas e procedimentos preconizados pela OIE que dão as garantias necessárias de sanidade às operações de comércio internacional", diz o documento.

Segundo a entidade, o Japão foi o único país a interromper as importações e o fez via Ministério da Saúde ao invés de acionar os órgãos de defesa agropecuária. A medida deve ser temporária.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]