• Carregando...

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse nesta quinta-feira (8), que o Brasil terá uma das dez maiores reservas de petróleo do mundo com as novas fontes anunciadas na Bacia de Santos, que podem aumentar os estoques brasileiros em até 50%. "Ficaremos entre a oitava e a nona posição", afirmou - hoje, o país está na 24ª posição em quantidade de reservas.

A Petrobras anunciou nessa semana ter encontrado, no campo de Tupi, na Bacia de Santos, um volume de até 8 bilhões de barris de óleo equivalente - hoje, as reservas do país são de cerca de 14 bilhões de barris do produto. Isso levou o governo federal a retirar 41 blocos em áreas de elevado potencial de petróleo e gás natural da nova rodada de licitações do setor.

O objetivo da decisão é garantir que a exploração dos volumes já comprovados pela estatal e seus autais sócios. Com a mudança, o leilão passará a ter 271 blocos.

Exportador

A descoberta, segundo a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pode transformar o país em exportador de petróleo. "Uma reserva destas transforma o País em exportador de petróleo", disse esta tarde a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Segundo ela, o Brasil era um produtor médio, com a auto-suficiência recente e agora passa para "o primeiro patamar" de produtores. A ministra comparou o futuro do Brasil nessa área com grandes produtores, citando os países árabes e a Venezuela.

Para a ministra, o governo federal tem de proteger as reservas que possui. "É a preservação da soberania do país, mas mantendo no leilão outras áreas que não tenham nenhuma interface com a descoberta", acrescentou a ministra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]