Do total de jovens empregados no último ano, 204 mil trabalham sem carteira assinada ou por conta própria e sem CNPJ
Do total de jovens empregados no último ano, 204 mil trabalham sem carteira assinada ou por conta própria e sem CNPJ| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Nos últimos 12 meses, 89% dos jovens que encontraram emprego estão trabalhando na informalidade. Isso quer dizer que quase nove entre dez pessoas entre 18 e 24 anos estão nessa situação. Segundo informações divulgadas pela revista Exame, dos 230 mil jovens com emprego remunerado, 85 mil dizem estar trabalhando sem carteira assinada e 119,2 mil o fazem sem CNPJ e por conta própria.

O número faz parte de um quadro de aumento geral da informalidade no país. Dados divulgados pelo IBGE na manhã desta sexta-feira (30), indicam que 41,3% de todos os ocupados do Brasil trabalham de modo informal. O número corresponde a 38,683 milhões de pessoas. O levantamento considera como trabalhador informal os empregados do setor privado sem carteira assinada, os trabalhadores domésticos sem carteira assinada, os trabalhadores por conta própria sem CNPJ, os empregadores sem CNPJ e o trabalhador familiar auxiliar.