Fim do roaming internacional
O edital manteve a proposta de lotes regionais para a faixa de 3 5 GHz, radiofrequência em que o 5G será ofertado, e o uso de todo o espectro disponível, de 400 MHz.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital para o leilão de frequências do 5G no Brasil. O documento será enviado agora para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é de que o certame aconteça ainda no primeiro semestre de 2021. A tecnologia 5G é a quinta geração das redes de comunicação móveis. Ela promete velocidades até 20 vezes superiores ao do 4G com maior consumo de vídeos, jogos e ambientes em realidade virtual. Será a maior licitação de espectro da história do País.

O edital manteve a proposta de lotes regionais para a faixa de 3 5 GHz, radiofrequência em que o 5G será ofertado, e o uso de todo o espectro disponível, de 400 MHz. Assim, haverá lotes de 80 MHz, sendo, a princípio, quatro de abrangência nacional e um subdividido em oito regionais - com alcance menor, voltado para os municípios com menos de 30 mil habitantes e a pequenos provedores. A Anatel também manteve a proposta sobre os padrões tecnológicos no uso da faixa 3,5 GHz, que exigirão a construção de redes inteiramente novas - puramente de 5G (standalone) - e investimentos pesados das companhias.