MOVIMENTO FERIADO – CURITIBA – 18/06/2014 – PARANÁ – Fotos movimento até agora fraco na BR 277 e no pedágio, antes do feriado Corpos Christi de Curitiba – Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Pedágios estão em discussão no Paraná com vencimento dos atuais contratos em novembro.| Foto: Antônio More/Arquivo/Gazeta do Povo

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vota nesta terça-feira (13) uma resolução que prevê reajustes das tarifas de pedágio a fim de recompor receitas perdidas pelas concessionárias de rodovias em decorrência da pandemia da Covid-19. De acordo com o Valor Econômico, o texto da ANTT é preliminar e deve ficar em audiência pública por 30 a 45 dias.

Dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) estima prejuízo de R$ 1,3 bilhão entre março e junho de 2020, durante o auge das restrições à mobilidade na primeira onda de Covid-19.

Ainda segundo o jornal, a Advocacia-Geral da União (AGU) reconheceu que a pandemia configura "força maior ou caso fortuito" nos contratos, dando às empresas o direito de reequilíbrio das concessões por um evento tido como alheio ao risco do negócio.