O aplicativo detecta o “olho branco” e alerta os pais de que é recomendável buscar orientação médica
O aplicativo detecta o “olho branco” e alerta os pais de que é recomendável buscar orientação médica| Foto: Bigstock

O cientista norte-americano Bryan Shaw criou um dispositivo que possibilita detectar indícios de problemas oculares – inclusive câncer – através de fotos feitas com o celular. O invento surgiu após o filho de Shaw perder a visão em um dos olhos por causa de um retinoblastoma, doença que se desenvolve na retina. “Se eu tivesse um software que me dissesse ‘vá verificar isso’, teria apressado o diagnóstico do meu filho e o tumor estaria menor quando fôssemos tratá-lo”, disse à NPR, a rádio pública norte-americana.

Ao rever fotos de seu filho bebê, o inventor percebeu que as imagens captadas com flash mostravam o chamado “olho branco”, o reflexo claro através da pupila. Em olhos saudáveis, esse reflexo é vermelho. Foi aí que teve uma ideia e, com colegas da Universidade Baylor, no Texas, criou o aplicativo CRADLE.

No estudo, cientistas testaram o aplicativo com quase 53 mil fotos de 40 crianças diferentes – metade delas tinha alguma doença de visão. O aplicativo ainda não é 100% confiável, mas tanto seu criador quanto outros pesquisadores da área acreditam que ele pode ser aperfeiçoado e se tornar uma ferramenta bastante útil. Seu download é gratuito pelos sistemas Android e iOS.