reforma tributária Paulo Guedes
O ministro Paulo Guedes, da Economia.| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Controladoria-Geral da União (CGU) informou nesta sexta-feira (28) que está trabalhando em uma forma de divulgar no portal da transparência os nomes dos responsáveis por indicações políticas de ocupantes de cargos públicos. A iniciativa foi um pedido do ministro da Economia, Paulo Guedes, em dezembro durante uma reunião do Comitê Interministerial de Combate à Corrupção (CICC).

Em nota, a CGU afirmou que trabalha na "operacionalização" da proposta. A medida será incluída no plano anticorrupção. O órgão não deu um prazo para que o sistema entre no ar. A iniciativa deve valer para todos os ministérios, bancos públicos, repartições e autarquias. Entre as informações devem constar: o nome de quem fez a nomeação, de quem indicou, e todas as pessoas que endossaram o nome indicado.

"É importante ressaltar que os órgãos integrantes do CICC não possuem informações nem base de dados sobre quem foram os responsáveis pela indicação de cargos em cada órgão do Poder Executivo Federal. Todo o trabalho de levantamento e de definição das regras que guiarão a publicidade das informações está sendo planejado, sendo que o prazo de implementação será divulgado após a próxima reunião do comitê técnico do CICC", disse a CGU em nota enviada ao jornal O Globo.