Imagem aérea de praia no Paraná
As atividades turísticas ainda estão 30% abaixo do nível de atividade de fevereiro de 2020.| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

A pandemia de Covid-19 fez as atividades turísticas perderem 36 7% em volume de serviços prestados em 2020 ante 2019, informou nesta quinta-feira (11), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao divulgar a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Os serviços de alimentação como restaurantes, de hotelaria e de transporte de passageiros foram os mais afetados no setor do turismo.

Em dezembro ante novembro de 2020, o índice de atividades turísticas, calculado dentro da PMS, apontou estabilidade, com variação nula. A estabilidade veio após sete meses seguidos de altas, período em que o índice de atividades turísticas acumulou ganho de 120,8%.

Só que isso foi insuficiente para apagar as fortes perdas no auge da pandemia. As atividades turísticas ainda estão 30% abaixo do nível de atividade de fevereiro de 2020, antes da pandemia. Isso significa que o segmento ainda necessita avançar 42,9% para retornar ao patamar de fevereiro. Frente a dezembro de 2019, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil caiu 29,9%. Foi a décima taxa negativa seguida na comparação interanual.