O acordo com os bancos acontece na véspera de uma cúpula de líderes da ONU para discutir o aquecimento global
O acordo com os bancos acontece na véspera de uma cúpula de líderes da ONU para discutir o aquecimento global| Foto: Bigstock

Cerca de 130 bancos com mais de US$ 47 trilhões em ativos aderiram neste domingo, 22, a novos compromissos de trabalho para combater mudanças climáticas. Promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o acordo incentiva princípios mais responsáveis no que envolve combustíveis fósseis.  Alguns bancos, inclusive, reconheceram o papel que financiadores precisam desempenhar numa rápida transição para uma economia de baixo carbono.

"Esses princípios significam que os bancos precisam considerar o impacto de seus financiamentos sobre a sociedade – não apenas seu portfólio", disse Simone Dettling, representante líder dos bancos na Iniciativa das Nações Unidas para o Financiamento do Meio Ambiente.

A expectativa é que as normas encorajem os bancos a direcionar seus portfólios de investimentos para longe de ativos intensivos em carbono, redirecionando seu capital para indústrias mais verdes. Entre os bancos que aderiram voluntariamente aos compromissos estão Deutsche Bank, Citigroup e Barclays. As informações são da Reuters.