Entre os bancos que concordaram com as medidas estão Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Pan, Safra e Santander
Entre os bancos que concordaram com as medidas estão Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Pan, Safra e Santander| Foto: Ana Gabriella Amorim/Gazeta do Povo

Os bancos anunciaram nesta terça-feira, 24, a criação de um sistema de autorregulação de crédito consignado, com desconto em folha de pagamentos, que entrará em vigor a partir de janeiro de 2020. O movimento, proposto pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), já conta com a adesão de 23 instituições que ofertam o produto. Juntas, elas representam 97,88% do volume da carteira de crédito consignado de bancos em todo o país.

O novo sistema de autorregulação mira três objetivos principais. O primeiro deles é formar uma base de dados para monitorar reclamações sobre oferta inadequada do produto. O segundo é estabelecer medidas voltadas à transparência, ao combate ao assédio comercial e à qualificação de correspondentes.

A última medida envolve a criação de um sistema de bloqueio de ligações à disposição dos consumidores que não queiram receber ofertas de crédito consignado. Espera-se que a medida desestimule o assédio de instituições financeiras interessadas em oferecer, por meio de ligações telefônicas, crédito consignado a aposentados.