Sede do Banco Central, em Brasília.
Servidores do Banco Central decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de sexta-feira (1º).| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central emitiu uma nota nesta terça-feira (29) afirmando que reconhece o direito dos servidores promoverem manifestações organizadas e garantindo que mantém um plano de contingência para manter o funcionamento dos sistemas críticos para a população, os mercados e as operações das instituições reguladas, tais como STR, Pix, Selic, entre outros. O comunicado, no entanto, não explica quais seriam essas ações. “O Banco Central confia na histórica dedicação, qualidade e responsabilidade dos servidores e de seu compromisso com a Instituição e com a sociedade”, diz o texto divulgado pelo órgão.

Ontem os servidores do Banco Central decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de sexta-feira (1º). Os servidores já estavam fazendo a chamada "operação padrão" e paralisações pontuais, o que vinha atrasando a divulgação de estatísticas desde o dia 17 de março. A categoria pede um reajuste de 26,3%, além da reestruturação da carreira de analista. Com a decisão, os funcionários do BC se juntam aos servidores do INSS, que também anunciaram greve nesta segunda.