BC projeta alta de 1,8% para PIB de 2020; agropecuária deve avançar 2,6%
| Foto: Bigstock

O Banco Central publicou, pela primeira vez, suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2020. A instituição calcula um crescimento de 1,8% da economia no próximo ano. O dado consta no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado nesta quinta-feira, 26. Entre os componentes do PIB para 2020, o BC projeta alta de 2,6% para a agropecuária. No caso da indústria, a estimativa a estimativa é de elevação de 2,2% e, para o setor de serviços, alta de 1,4%.

O BC explica, no documento, que "essa perspectiva está condicionada ao cenário de continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira e pressupõe que o ritmo de crescimento subjacente da economia, que exclui os efeitos de estímulos temporários, será gradual".

Em relação às projeções para 2019, o BC elevou sua expectativa para o crescimento de 0,8% para 0,9%. A projeção para agropecuária foi de 1,1% para 1,8%. No caso da indústria, a estimativa passou de 0,2% para 0,1% e, para o setor de serviços, foi mantida em 1,0%.