“Esse é o impasse que está acontecendo. Não tem recurso, é o que a gente pode fazer de diferenciado”, afirmou Bolsonaro.
“Esse é o impasse que está acontecendo. Não tem recurso, é o que a gente pode fazer de diferenciado”, afirmou Bolsonaro.| Foto: Reprodução/Youtube

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na quinta-feira (19) que existe a possibilidade de se criar uma proposta para reestruturar as carreiras dos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A ideia, segundo o presidente, seria equiparar essas carreiras com as dos agentes da Polícia Federal (PF), que ganham atualmente aproximadamente R$ 12,5 mil por mês de salário inicial."Esse é o impasse que está acontecendo. Não tem recurso, é o que a gente pode fazer de diferenciado para o pessoal do Departamento Penitenciário [Depen] e a Polícia Rodoviária Federal", declarou Bolsonaro durante a live semanal.

No fim do ano passado, Bolsonaro tinha prometido destinar uma verba já prevista de R$ 1,7 bilhão para reajustar salários dos agentes federais de segurança. No entanto, os servidores federais de outras carreiras protestaram contra o aumento de salário exclusivo para as forças de segurança e o governo retirou a proposta. Diversas categorias têm promovido paralisações e operações-padrão desde o fim do ano passado, incluindo servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Banco Central, da Receita Federal, entre outros.

A proposta atual do governo federal é de um reajuste linear de 5% para todas as carreiras do serviço público federal."A gente se esforça pra dar um reajuste, que eu sei que é pequeno, para os servidores. Uma sugestão, não está batido o martelo, deixo claro, é de 5%. Isso equivale a mais cortes nos ministérios", afirmou o presidente. Para o ano que vem, Bolsonaro informou que o projeto de lei orçamentária prevê recursos para reajustes salariais e reestruturação de outras carreiras no serviço público. Com informações da Agência Brasil.