Proposta da BR do Mar pode reduzir em 40% o transporte de longa distância por caminhões, diz Wallace Landim, o Chorão, líder de caminhoneiros autônomos.
Proposta da BR do Mar pode reduzir em 40% o transporte de longa distância por caminhões, diz Wallace Landim, o Chorão, líder de caminhoneiros autônomos.| Foto: André Kasczeszen/APPA

Wallace Landim, conhecido como Chorão e um dos líderes da greve dos caminhoneiros de 2018, enviou carta ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para reclamar da "BR do Mar" e pedir a retirada da "urgência" do projeto de lei 4.199/2020. A proposta busca incentivar a navegação de cabotagem e quer elevar em mais de 60% o transporte marítimo de cargas entre os portos do país até 2022. "Não somos contra o PL, e sim contra questões que afetam diretamente a categoria dos transportadores autônomos", escreveu Landim, segundo a agência "Estadão Conteúdo".

De acordo com a "Folha de S.Paulo", Landim diz que o projeto pode reduzir em até 40% o volume de viagens de longa distância feitas pelos caminhoneiros, e afirma que a categoria não foi chamada para discutir. Ele é dirigente da Abrava, que representa motoristas autônomos. Em resposta, o ministério afirmou que o tema é amplamente discutido desde 2019 e segue aberto para contribuições.

O projeto, que já era criticado por parte dos armadores de cabotagem e usuários de portos e pelo sindicato nacional da indústria naval, emperrou na Câmara.